×

Experimente um pedacinho do Quiq: solicite uma demonstração.

Preencha com os seus dados e vamos conversar.

    Solicitação enviada.

    Iremos entrar em contato dentro de 48 horas.

    rocket

    Como tornar seu restaurante em um ambiente sustentável

    Quando pensamos em sustentabilidade, pensamos em algo que deve se tornar concreto a longo prazo, porém, não necessariamente devemos enxergar somente com esses olhos.  Hoje, a sustentabilidade em um restaurante, contribui não só com o ambiente, como ajuda o restaurante a diminuir custos e agregar valor ao negócio.

    Ao adotar a sustentabilidade no seu restaurante, é importante aplicar, de fato, esse conceito e não apenas ficar na teoria pois o seu cliente certamente pode descobrir isso e você irá estragar sua imagem por algo que não ajuda nem o seu negócio e nem o planeta.

    Para se tornar um restaurante sustentável de verdade, você pode iniciar com pequenas ações. Por exemplo, um bom começo é adotar o princípio básico da sustentabilidade que consiste nos 3R’s: 

    Reduzir

    Reciclar

    Reutilizar.

    Algumas dicas não custam nada, tratam-se apenas de mudança de hábitos. Outras, por sua vez, podem trazer vantagens, como a redução de custos. Se liga em algumas dicas que a gente separou pra você:

    Descarte os resíduos nos lugares corretos

    Incentive o descarte de resíduos ecologicamente correto. Eduque seus funcionários e espalhe avisos no estabelecimento para que os clientes sigam o mesmo exemplo. Fale sobre a importância da reciclagem, em especial sobre o destino de cada tipo de material a ser reciclado. O problema do descarte incorreto vem gerando inúmeros prejuízos para o meio ambiente e para o planeta. No Brasil, recicla-se apenas 3% de 30% dos resíduos com potencial para ser reciclado.

    Por isso, está entre as principais e mais urgentes preocupações relacionadas à sustentabilidade em restaurantes e em outros tipos de negócios também.

    Assim, separar os resíduos e rejeitos e descartá-los em pontos de coleta seletiva é uma prática sustentável que o seu restaurante pode adotar.

    Compre de fornecedores locais

    Mesmo que a sua primeira escolha seja comprar de fornecedores de outros lugares, dê preferência aos fornecedores locais ou mais próximos a sua região. Além de incentivar a economia local e a agricultura familiar, você estará ajudando a diminuir a poluição do ar.  Afinal, esses fornecedores irão gastar menos combustível para realizar a entrega porque estão mais perto de você.

    Para percorrer longas distâncias, os alimentos são embalados e, muitas vezes, produzidos com uso de aditivos sintéticos para durar mais. Comprando de fornecedores locais, o uso de agrotóxico diminui, contribuindo para a saúde do solo e dos seus clientes.

    Outro ponto positivo de comprar de fornecedores locais é que você saberá a origem dos produtos que usa na sua cozinha, transmitindo mais confiança para os clientes.

    Use embalagens sustentáveis

    Algumas embalagens tradicionais, em especial as embalagens de plástico e de seus derivados, levam cerca de 400 mil anos para se decompor. Assim, essas embalagens são um grande inimigo para a sustentabilidade do meio ambiente, principalmente quando descartada de forma incorreta.

    Trocar as embalagens de plástico por embalagens sustentáveis é uma atitude que os restaurantes podem fazer para diminuir o impacto ambiental. A boa notícia é que existem diversos tipos de embalagens eco-friendly no mercado hoje em dia, por exemplo:

    Biodegradáveis

    Recicladas

    Reutilizáveis

    Comestíveis

    Inclusive, você pode usar isso como um diferencial para agregar valor e conquistar clientes comprometidos com a sustentabilidade em restaurantes.

    Evite o desperdício

    Muitas pessoas passam fome ao redor do mundo. Isso significa que o ato de desperdiçar alimentos é praticamente um crime. Infelizmente, mais de 41 toneladas de comida são perdidas em nosso país todos os anos, de acordo com um levantamento realizado pelo World Resources Institute.

    Portanto, invista em sistemas para reaproveitar os alimentos. É claro que não estamos falando da comida que sobra no prato dos fregueses. Mas é possível estimular práticas de consumo consciente, elaborando cardápios que considerem as sobras do dia anterior.

    Com o auxílio de um nutricionista, é possível calcular uma quantidade aproximada de alimento a ser utilizado no dia para desenvolver cardápios criativos e que evitem possíveis sobras. Tudo isso sempre mantendo a qualidade máxima das refeições.

    Além disso, você pode educar o seu cliente acerca dessas questões e também, a sua gestão. No nosso artigo sobre estoque te explicamos um pouco mais sobre como fazer isso. 

    Recicle o Óleo de Cozinha

    O óleo de cozinha é outro vilão da sustentabilidade. Na maioria das vezes descartado incorretamente, ele causa poluição do solo e da água. Além disso, libera gases tóxicos durante seu processo de decomposição que contribuem para o aumento da temperatura do planeta.

    Sendo um dos principais insumos usados em restaurantes, uma maneira de dar uma nova utilidade sustentável para o óleo de cozinha é reciclá-lo. Para isso, basta armazená-lo em garrafas PETs e levar até um ponto de coleta. No processo de reciclagem, é possível obter detergente e sabão. Já para reduzir o consumo de óleo de cozinha, você pode optar pela  fritadeira elétrica em vez da fritadeira a gás. Isso pode representar até 60% de redução.

    Ficou com aquele gostinho de quero mais? Então já se inscreve na nossa Newsletter para receber ainda mais dicas sobre sustentabilidade e tudo o que gira em torno do mundo do Food Service!

    Clique aqui para assinar a nossa News!