×

Experimente um pedacinho do Quiq: solicite uma demonstração.

Preencha com os seus dados e vamos conversar.

    Solicitação enviada.

    Iremos entrar em contato dentro de 48 horas.

    rocket

    Entregador próprio ou do aplicativo?

    Quando falamos de delivery, logo surge o questionamento: o que é melhor? Ter motoboy próprio ou contar com os aplicativos como iFood, Rappi e UberEats?

    É fato que nesses últimos anos a tecnologia transformou o mercado de foodservice e consequentemente, o mercado de entregas também. Porém, com o aumento de opções, surgem também, novas questões e dúvidas.

    Por isso, neste artigo, vamos te mostrar vantagens e alguns pontos de atenção para se ter na hora de optar pela frota própria ou terceirizada!


    Entregadores próprios


    A frota própria é o modelo em que o restaurante contrata seus próprios entregadores. Nesse modelo, o estabelecimento contrata os profissionais no regime de CLT ou, de forma autônoma, com contratos de prestação de serviços. Se o modelo escolhido for este, é extremamente importante que o restaurante siga todas as normas trabalhistas, tanto para autônomos, quanto CLT. 

    Se você não contratar um motoboy CLT mas mesmo assim quiser tê-lo à sua disposição em determinados dias, você deve pagar além do valor de cada corrida, um fixo. Esse fixo é uma taxa paga para que ele fique ali esperando pelos pedidos do seu estabelecimento. Esse valor pode variar entre 35 e 60 reais, dependendo da sua região e da negociação com o entregador. Ou seja, mesmo que você não tenha nenhum pedido no dia, deve pagar esse valor pelo tempo dedicado.

    Os valores de cada entrega também variam, você pode combinar valores entre 5 a 10 reais, que é o que o seu entregador irá receber por cada pedido. Novamente, todos esses valores dependem de regiões, distâncias e combinações entre as partes.


    VANTAGENS:

    • Mais em conta a longo prazo

    Após o custo inicial, de contratações e afins, o custo médio de cada entrega tende a ser menor, pois, com o entregador do aplicativo, cada pedido possui uma porcentagem que varia entre o ticket médio de cada restaurante. Se o entregador é seu, o custo se torna fixo por entrega e distância percorrida.

    • Padronização no atendimento

    Talvez uma das principais vantagens de se ter um entregador próprio é a habilidade de conseguir padronizar o nível do serviço, pela capacidade de treinamento, capacitação e todas as outras exigências determinadas pelo estabelecimento. Incluindo até mesmo, a possibilidade de maior visibilidade ao negócio, através de vestimentas e equipamentos próprios.

    • Autonomia

    Ter o seu motoboy próprio, faz com que você tenha mais autonomia para definir raios de entrega e até mesmo, ações promocionais.

    • Condições de trabalho do motoboy

    Com seus entregadores próprios é você quem controla as condições de trabalho dos funcionários. Desta forma, sua equipe fica mais segura e com uma mão de obra valorizada.


    PONTOS DE ATENÇÃO:

    • Custo inicial

    Ao contratar seus próprios motoboys, um dos maiores custos será a aquisição de motos e equipamentos de segurança.

    • Tempo de implementação

    É preciso fazer a seleção e contrato com motoboy, além da compra dos equipamentos que os entregadores vão precisar para trabalhar. Isso demanda tempo e busca de informações, principalmente sobre as regras de contratação, já que o exercício da profissão está sob risco de acidente de trânsito.



    Entregadores de aplicativo


    Este modelo é quando na contratação dos planos nos aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats, você opta pela entrega terceirizada, em que os entregadores apenas passam no seu restaurante, recolhem o pedido e efetuam a entrega ao cliente.

    A grande vantagem desse modelo é, sem dúvidas, os gastos que acabam sendo menores, tanto com a contratação dos profissionais, quanto com a manutenção dos equipamentos.

    Além disso, no caso de aplicativos de delivery, a gestão é automatizada, já que a venda ocorre dentro do app, que já chama um entregador para o serviço.


    VANTAGENS:

    •  Conveniência

    Um dos maiores benefícios de se trabalhar com os entregadores dos grandes aplicativos é com certeza a conveniência pois, você não precisa de nenhum conhecimento em logística para iniciar a operação. Essa é uma ótima opção principalmente no início do seu negócio, pois se a entrega for dos aplicativos nesse momento, não há a preocupação de estruturar a parte logística.

    •  Agilidade na implementação

    Outra vantagem também é a rapidez na implementação: por ser um serviço que já está em funcionamento e o restaurante apenas decide se vai ou não utilizá-lo, é possível começar a fazer delivery literalmente de um dia para o outro.

    •  Foco no negócio

    Ao optar pela frota terceirizada, você tem a possibilidade de focar de forma exclusiva na atividade de negócio, não precisando se preocupar com essa parte da operação.


    PONTOS DE ATENÇÃO:

    •  Custos

    Os custos são diferentes em cada aplicativo, mas podem chegar a 30% do valor do pedido. Ou seja, quanto maior o valor da venda, mais caro você paga pela entrega 

    •  Dependência

    Um dos principais pontos de atenção é não ter total controle sobre sua operação logística. Na maioria dos aplicativos, o restaurante não define a distância que será atendida, tempo de entrega e outras condições estratégicas. Além disso, se esse for o método exclusivo de entregas, falhas técnicas do aplicativo podem acarretar em perdas ao restaurante. 


    Agora que você já tem as vantagens e os pontos de atenção de cada uma das possibilidades, cabe a você, escolher e definir qual se encaixa melhor na fase do seu negócio. Lembrando que, cada caso é um caso e ambas maneiras funcionam para diferentes tipos de operações.

    Ah, e se você está precisando descomplicar ainda mais a sua operação, não restam dúvidas. O Quiq é o melhor amigo do seu restaurante e te permite receber todos os pedidos do delivery, em uma só tela!

    Ficou com aquele gostinho de quero mais? 

    Clique aqui para solicitar uma demonstração.